Jornal Cidade - Uruaçu-GO
COLUNAS
AGENDA POLÍTICA
SOCIAL
RELIGIÃO
SABOR DA LEITURA
SAÚDE DO CORAÇÃO
ESPAÇO ESPÍRITA
ESPECIAIS
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
SEJA ASSINANTE
SEJA ANUNCIANTE
INFORMES
EVENTOS
NOSSO JORNAL
EXPEDIENTE
WEBMAIL

 

 

 
REGIONAIS
27-11-2012 23:11:14
ENTREVISTA - Francisco do Ônibus: ‘Irei trabalhar incansavelmente por nossa querida Uruaçu’

Dentro da rodada de entrevistas que o JC realiza na Redação com os 13 vereadores eleitos por Uruaçu em outubro, Francisco do Ônibus (PR) falou ao periódico em 6 de novembro, quando disse se sentir “feliz e honrado” pela vitória, alcançada graças a “um trabalho muito difícil” - eleito sem coligação partidária. No que depender dele, “o Poder Legislativo e o Poder Executivo não terão problemas.” Sobre a zona rural, observa: “As estradas, principalmente as chamadas periféricas, estão muito ruins. Temos também que fazer um serviço de encascalhamento em vários pontos de várias estradas. Dependemos muito dos produtores e, com certeza, temos que defender essas pessoas que muito sofrem.” Já em relação ao setor Oeste, prevê: “Se Deus quiser, nós vamos conseguir benefícios para a região.” Leia.

 

PERFIL

Francisco José Pereira (Francisco do Ônibus) se candidatou na cidade natal, Uruaçu, pela segunda vez; em 2008 foram 378 votos. Suplente, atuou em três períodos (dois em 2010 e um em 2011). Para a legislatura 1989/1992, se candidatou a vereador por Campos Verdes-GO e ficou na primeira suplência. Após recontagem de votos foi convocado, mas havia retornado para Uruaçu e optou não assumir. Milita na área de transporte coletivo. 53 anos, é casado com Vênis Morais, com quem tem um filho. É pai de outros cinco.

 

Francisco do Ônibus (durante entrevista na Redação): “Eu vou atuar com honestidade e, trabalhar muito, olhando sempre para a zona urbana, para a zona rural. Quero defender muito Uruaçu e seu povo na Câmara”

 

Como se sente em ter sido eleito vereador no pleito de 2012?

Sinto muito feliz e honrado pela votação que obtive, por esse trabalho que exercemos e vencemos. Em período curto, um trabalho muito difícil, somamos ao trabalho que já tínhamos prestado, o pessoal correspondeu, entendeu o recado e graças a Deus tivemos sucesso. Valeu a pena ter tentando e era um sonho que a gente tinha, poder vencer.

 

De onde surge a motivação principal para se candidatar?

Primeiro: a gente gosta da política. E, em segundo, a gente tem o dom de ajudar as pessoas. Eu vejo que sendo eleito e exercendo o mandato de vereador tenho mais oportunidade de ajudar, como cidadão e filho de Uruaçu. Gosto de Uruaçu e vejo ser ótima oportunidade para ajudar o nosso Município. Eu gosto de trabalhar.

 

Presidência da Casa de Leis 2013: tem sido procurado por colegas pedindo votos?

Sim. Fui procurado por alguns colegas, mas só conversamos. Ainda não fechamos nada oficialmente. O grupo de partidos que apoiou na campanha a prefeita [Solange Bertulino, prefeita eleita de Uruaçu em 7 de outubro, pelo PMDB] pode eleger o presidente e, o outro bloco também pode eleger.

 

Se pintar oportunidade, o senhor ficaria com alguma vaga na mesa diretora? E se a oportunidade for maior, lutaria para ser o presidente 2013?

Com certeza, pois fui eleito e faço parte do novo quadro da Câmara. Tudo o que vier para mim, em termos de poder ajudar dentro da legalidade, eu estarei aceitando. Para 2013 não penso na presidência, mas para 2014 já é um caso a pensar, pois ainda tem muito tempo.

 

Além de não integrar na campanha ala partidária oposicionista radical, o senhor também não é opositor radical. O que esperar da sua atuação em relação ao Poder Executivo?

O meu gabinete estará aberto para a prefeita e outra coisa: tenho certeza que iremos trabalhar juntos com a Solange. Acho que o Poder Legislativo e o Poder Executivo não terão problemas, pelo menos no que depender do vereador Francisco do Ônibus. Tudo, dentro da moralidade e da responsabilidade. Tenho certeza que não teremos problemas! Iremos trabalhar, fazer uma parceria, pois é disso que Uruaçu está precisando. Temos agora o Partido de Uruaçu, a Eleição em si acabou dia 7 de outubro. Para a minha pessoa, o ato de fazer política, no bom sentido, continua, ali no dia a dia em favor do povo de Uruaçu.

 

Tem problema de relacionamento com algum dos colegas eleitos?

Nem com os vereadores eleitos e nem com os que estão saindo e, principalmente, nem com a prefeita e nem com o vice-prefeito eleito, Professor Francisco [PSB]. Pelo contrário, pois nós somos amigos e vamos fazer a parceria de trabalhar.

 

Em geral, quais são as grandes deficiências de Uruaçu?

Temos que resgatar prioridades, acima de tudo. Primeiramente precisamos resgatar a Saúde Pública, que realmente está no fundo do poço. A nossa Casa de Apoio - em Goiânia [-GO] -, se encontra fechada. Na Educação está aí o transporte escolar em greve. Esses são os primeiros passos que temos que dá.

 

Fale sobre questões urbanísticas.

Nossa cidade hoje se encontra em situação difícil, ainda mais por ela ser uma cidade turística. Deixa muito a desejar. Temos muitos pedidos por parte de pessoas de Uruaçu, inclusive os que envolvem as chegadas-saídas [das/para as regiões camponesas], envolvendo a zona rural. Reclamações sobre muito lixo; muitos animais mortos ali jogados, carniças; animais soltos nas vias públicas; Uruaçu tem muitas ruas esburacadas, sempre tem; nossas praças estão feias demais.

 

Quais são as grandes carências hoje da zona rural?

As estradas, principalmente as chamadas periféricas [ligação entre a sede de um imóvel rural e a estrada vicinal, via pública principal da região], estão muito ruins. Temos também que fazer um serviço de encascalhamento em vários pontos de várias estradas. Diversos fazendeiros nos falam que estão há quatro anos sem ver patrolas nas estradas de suas regiões. Muitas pontes precisam ser feitas novamente ou reformadas. Temos muito que olhar pela zona rural, pois é por onde os produtores escoam a produção, são transportados com a família, por onde passam os alunos. Vamos trabalhar muito por isso, inclusive queremos fazer um serviço lá no Córrego Novo, região do Oco. Um trabalho a altura, pois a população de lá está se sentindo abandonada, esquecida há vários e vários anos. A população de lá merece e, está há aproximadamente 100 quilômetros do Centro de Uruaçu.

 

É sabido que Francisco do Ônibus tem preocupação permanente com a questão de maquinários agrícolas. Comente.

Exatamente! Têm os pequenos agricultores que dependem de tratores da Prefeitura para arar as suas terras, no entanto essas máquinas são poucas e vamos ver junto ao Executivo sobre a possibilidade de comprar, ou locar uns três tratores para no momento certo poder atender a todos os agricultores que não têm condições de arcar com essa despesa. Assim, eles têm como efetuar seus plantios no período certo.

 

Produtores rurais lembram as Feiras...

...A gente tem recebido reclamações deles quanto ao ato de vender suas produções, inclusive sobre taxas que pagam. Tenho em mente que devemos fazer um estudo, fazer um levantamento, ouvir todas as partes assim que tomarmos posse, para que possamos ver o que pode ser feito para eles. Nós dependemos muito dos produtores e, com certeza, temos que defender essas pessoas que muito sofrem.

 

Segurança no campo: e as patrulhas rurais?

Com certeza, devemos trabalhar nesse sentido também, pois se já temos esse serviço de patrulhamento, com rondas, precisamos de mais estrutura. Vamos buscar mais apoio, mais segurança, porque com razão o pessoal tem sempre nos cobrado.

 

Quando se fala nos camponeses, em certas ocasiões sequer são atendidos para que possam registrar essa ou aquela realidade. Tem que mudar?

Vamos atender a todos que nos procurar e queremos desenvolver um trabalho correto perante esse pessoal. Todas as entidades, os Sindicatos, as Associações, os Conselhos precisam de muitas ajudas, porém as portas não são abertas para eles muitas das vezes. Com nós isso vai ser diferente, pois com certeza, o cidadão da zona rural, que merece ser tratado com muito respeito, não perde em nada para o morador da zona urbana. Eles dependem de nós e nós todos dependemos deles.

 

Poderia citar o nome do melhor prefeito uruaçuense para a zona rural que o senhor já viu trabalhar?

Do meu conhecimento, até hoje foi a Marisa dos Santos [prefeita de Uruaçu nos mandatos 2001-2004 e 2005-2008]. Por exemplo: tenho uma propriedade na região do Povoado de Urualina e todos nós dali vimos as estradas serem patroladas a média de duas vezes por ano. Pontes foram construídas, como a do rio Passa Três - perto da Casa Terapêutica -, situação que representava um caos muito grande. Ponte de concreto, obra que permanece, eu creio, para sempre. Então, é a opinião que a gente ouve da boca de quase todos os moradores da zona rural e, a minha opinião também é essa... Marisa!

 

Transporte escolar: na data da entrevista, 6 de novembro, como está a questão envolvendo repasses, pagamentos aos prestadores de serviço?

Estamos indo para o quarto mês desse semestre sem pagamento. Portanto, o transporte escolar está em greve por falta de pagamento, pois não temos condições de trabalhar sem realizar manutenção nos veículos e não temos condições de pagar posto [de combustíveis], autopeça, pneus. Enfim, não temos condições de trabalhar sem receber. Somos, em média, 19 prestadores de serviços e, cada um levanta mais de madrugada do que o outro. Temos e somos filiados na Atego [Associação dos Trabalhadores em Transporte Escolar do Estado de Goiás], que tem sede lá em Catalão [-GO]. A gente tem muita amizade com os pais dos alunos e sabemos que é muito dolorido. Estão no período de provas, final de ano letivo, mas o que podemos fazer? Nossos ônibus não rodam com água, temos que colocar óleo diesel. Procuramos o Ministério Público [MP - em 1º de novembro], através da doutora Fabiana [Fabiana Máximo, promotora titular da 3ª Promotoria], procuramos o doutor Cândido [juiz de Direito José Ribeiro Cândido de Araújo, titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Uruaçu - dia 6 de novembro] e, mesmo assim não adiantou, nenhuma solução foi alcançada [a Prefeitura solucionar de vez o problema].

 

Morador do chamado setor Oeste, verdadeira cidade dentro de Uruaçu, o senhor é testemunha de inúmeras deficiências ali existentes. Quais são as prioridades na sua avaliação?

Lá nós precisamos de mais Postos de Saúde. Mais creches [Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs], um pedido que é muito grande. Temos várias ruas de vários setores que ficaram sem asfaltar, com o passar dos anos. Estarei lutando, e isso será também questão de honra minha, para que seja concluído esse asfalto. E, agora, o que eu chamaria de crime, vimos o asfalto que ficou quase pronto lá, era só dá a última pincelada e, isso não foi feito e a água está levando tudo. Eu acho isso uma falta de respeito com o dinheiro público. Infelizmente aconteceu. Mas nós vamos trabalhar em prol disso aí, pois aqueles setores foram agraciados com cinco vereadores eleitos e todos estão empenhados na defesa do setor Oeste [na contabilidade do entrevistado, ele, Reginaldo da Saúde {PSD}, Joeli do Salão {PMDB}, Robson Pimentel {PP} e Maria das Neves {PSB}. Mesmo não residindo naquele complexo de bairros, há décadas Jairo Balbino {PT} e Zorão {PT} também se consideram do setor Oeste e, reafirmaram isso em entrevistas ao periódico; uma corrente de pessoas também considera os dois como representantes da região, enquanto outra corrente discorda]. Pelo tamanho da nossa cidade, precisamos investir também em mais espaços esportivos para o setor Oeste. Se Deus quiser, nós vamos conseguir benefícios para a região. É questão de honra e tenho certeza, no caso do asfalto, que tudo pode ser feito em um ano. Vamos lutar e tentar ajudar a prefeita fazer isso, pois toda a população da cidade merece.

 

A cidade cresceu em direção a parte Oeste, mas a questão da travessia da BR-153 é algo arcaico. Como morador da região, autoridade e motorista, como vê essa barreira?

Com certeza, é um grande problema! Sobre esse problema, existe o projeto de duplicação da rodovia. Ontem [5 de novembro] estavam medindo novamente lá [serviço sob responsabilidade maior do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes {DNIT}], questão do trecho urbano, dos trevos. Estão fazendo análises e tenho percebido diferentes empresas prestando serviços por lá. Nós vimos esse projeto na Câmara. Vimos, envolvendo projeto e vontade, de se construir dois viadutos, acabando com o túnel existente perto de onde eu moro e, teríamos também, se não me engano, três passarelas. Parece que agora vão construir. É um problema que o Município terá que esperar, aguardar o Dnit construir. Nesse trecho urbano da BR já tivemos vários e vários acidentes com vítimas fatais ou não e, chegou ao nosso conhecimento agora uma pesquisa divulgada em que as pessoas aprovam a privatização das rodovias [em âmbito nacional], desde que a conservação e o trabalho sejam feitos corretamente. A Polícia Rodoviária Federal [PRF] já orientou muito a população de Uruaçu, fez de tudo, bloqueou [alternativas para] passagens clandestinas, mas o povo continua atravessando em pontos proibidos e, é muito perigoso. Eu fico preocupado e triste com esses acidentes. Eu gostaria, apesar da duplicação, que vai ocupar mais espaços nas laterais, de ver construído nas margens um calçadão. Vou tratar disso com a prefeita, pois ainda é possível, após a duplicação. Eu ainda quero ver gente fazendo caminhada num calçadão ali, que não precisaria ter pista larga e nem ser comprida. Bastaria ter dois metros de largura ou pouco mais.

 

Gostaria de ver um parque construído no setor Oeste?

Com certeza e no que depender de minha pessoa e da Câmara vamos lutar muito por isso. Vou torcer muito para que a Solange construa um parque naquela região. É uma obra muito aguardada pela população...

 

...Não são poucos os problemas urbanísticos. Teria mais alguma pretensão de imediato nesse segmento?...

...Quero falar sobre o Parque das Araras, para onde vou pedir a Solange que coloque banheiros, bebedouros e, agentes de saúde permanentes para medir a pressão dos usuários. Vou pedir isso mesmo! Uma das poucas cidades que não têm banheiros nos parques é a nossa. Temos ainda que melhorar o Parque dos Buritis e todas as nossas praças.

 

Diria que em todos os segundos da vida os detentores de cargos públicos deviam atuar com responsabilidade cada vez maior?

Tem gente que faz política, mas tem gente que faz politicagem. A própria Justiça vem tomando atitudes sobre certos políticos e com certeza isso é muito importante. Está passando da hora de vermos tomarem essas atitudes. Eu vou atuar com honestidade e, trabalhar muito, olhando sempre para a zona urbana, para a zona rural. Quero defender muito toda a nossa Uruaçu e o seu povo na Câmara.

 

Em 1988, o senhor se candidatou a vereador por Campos Verdes. Muita diferença dentro das campanhas nesse espaço de 24 anos?

Muita coisa mudou, o jeito de fazer política mudou. Em Campos Verdes fui candidato em uma campanha muito sofrida, a localidade tinha acabado de se emancipar [de Santa Terezinha de Goiás-GO] e não tinha estrutura quase que nenhuma. Eu recordo de muita coisa. Hoje, eu diria, está mais fácil de fazer política do que naquele tempo.

 

Neste 6 de novembro, o vereador eleito esteve em Goiânia, capital do Estado, compondo comitiva uruaçuense que foi presenciar o lançamento de obras estruturantes por parte do Governo de Goiás. Comente.

Fiquei muito feliz em participar da solenidade que contou com vários senadores, deputados federais e estaduais, secretariado estadual, prefeitos - inclusive a nossa prefeita [eleita] Solange -, vereadores em geral e outras autoridades. É uma questão de honra, orgulho, ouvir propostas do governador Marconi [Perillo, do PSDB] de construir e concluir nossas estradas estaduais, inclusive a GO Uruaçu-Niquelândia [GO-237], que está realmente precisando. Nós sabemos que têm 16 anos que nossas rodovias estão deixando a desejar. O nosso Aeroporto [Municipal], que carece de melhorias, também receberá investimentos. Foi uma alegria muito grande ouvir o nome de Uruaçu como cidade beneficiada pelas obras anunciadas. Trecho que receberá asfalto pela primeira vez, finalmente, obra importante para todos nós, é Santa Terezinha-Nova Iguaçu de Goiás. Sofri muito, dormi nesse trecho de chão [com carros quebrados], que era ainda pior naquela época. Eu tinha uma esperança de ver o anúncio de asfaltar do Quilômetro 300 [{Jerusalém} localidade pertencente a Campinorte, Norte goiano] até Campinaçu [-GO], mas não será dessa vez. Uma pena, pois ali precisa ser asfaltado, muita gente passa por ali. Mas eu digo que foi muito aproveitável nossa participação no evento.

Nota da Redação: trata-se do lançamento de pacote de 164 obras rodoviárias, que segundo a gestão estadual reúne a construção, reconstrução, manutenção de rodovias; obras de construção e remodelação de 29 Aeroportos; construção de três viadutos em Goiânia; e, uma duplicação rodoviária, entre a cidade de Novo Gama e a localidade de Lago Azul (Entorno de Brasília-DF). Na solenidade - que a maioria dos vereadores eleitos por Uruaçu presenciou -, realizada no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Marconi assinou ordens de serviço, juntamente com Jayme Rincón, presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop); e, Danilo de Freitas, secretário estadual de Infraestrutura

 

Arrecadação, bolo tributário, Municípios, Estados, União. Não devia existir melhor divisão?

Sem dúvida, com certeza! É uma questão que tem que ser revista rápido. Isso é uma questão que deve ser revista mesmo, pois os Municípios estão sofrendo demais. Neles é que tudo acontece e o assunto foi destacado no encontro hoje de Goiânia.

Nota da Redação: de toda a arrecadação federal, a União fica com 72 por cento; os Estados (e o Distrito Federal) com 14 por cento; e, os Municípios com 14 por cento

 

Mais alguma observação? Seus agradecimentos.

Primeiro, quero agradecer a Deus por essa oportunidade que me foi dada dia 7 de outubro; a essa oportunidade aqui concedida pelo Jornal Cidade, permitindo nossa fala. Ao eleitor, aquele que votou, que não votou, mas trabalhou, aqueles que ajudaram de uma forma ou outra. Agradecer a toda a minha família e a toda a população de Uruaçu. Quero dizer mais uma vez: a partir de janeiro meu gabinete estará de porta aberta para atender a população de Uruaçu e a minha casa se encontra de portas abertas para que nós possamos atender a quem nos procurar. Agradeço a todos mais uma vez, de coração e, prometo a todos: irei trabalhar incansavelmente por nossa querida Uruaçu.

 

Francisco do Ônibus (em santinho): “Temos muito que olhar pela zona rural, pois é por onde os produtores escoam a produção, são transportados com a família, por onde passam os alunos. Vamos trabalhar muito por isso, inclusive queremos fazer um serviço lá no Córrego Novo, região do Oco”

 

Uruaçu 27/11/12 (com ajustes técnicos) - (Jota Marcelo e Márcia Cristina - Jornal Cidade [postagem original]). Nota: esta entrevista está postada no site do Jornal Cidade - www.jotacidade.com/Regionais -, e no Blog do JORNAL CIDADE/Personalidades - http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/. Outras informações: coluna Agenda Política, do referido site. Postagem: Marcello Dantas

Histórico
  » 23-11-2017 21:11:41 - Cartório do 1º Ofício de Notas e de Registro de Imóveis de Uruaçu recebe troféu na premiação nacional de ‘Qualidade’ brasileira
  » 24-08-2017 11:08:53 - Comissão sobre Economia Colaborativa tem o deputado Thiago Peixoto como relator
  » 23-05-2017 20:05:34 - Mercado – Agronegócio ainda beneficia PIB ao longo do ano
  » 20-04-2017 10:04:44 - Goiás avançou três posições no ‘ranking’ de escolaridade média
  » 09-02-2017 16:02:26 - Uruaçu – Gestão Valmir Pedro faz balanço dos 30 primeiros dias
  » 13-05-2016 09:05:01 - Nature Poços Artesianos investe em treinamento, beneficiando funcionários e clientes
  » 07-04-2016 09:04:12 - Eunice: ‘Nós merecemos uma cidade melhor’
  » 11-03-2016 09:03:01 - Machadinho: ‘A honestidade é a maior riqueza que eu recebi e quero passar’
  » 28-02-2016 18:02:10 - Weder Ribeiro: ‘Sou soldado para defender a bandeira do Sindicato Rural’
  » 30-01-2016 11:01:20 - Instituto Yamana reforça ações para aprimorar qualidade de ensino na região
veja o histórico completo
  Untitled Document
Enquete

Você conheceu pessoalmente alguém que tenha morrido devido ao frio ou ao calor?

   Sim
    Não

    Votar

    Parcial

Consulta entre 1º e 31 de julho/2018
Google
Google