Jornal Cidade - Uruaçu-GO
COLUNAS
AGENDA POLTICA
SOCIAL
RELIGIO
SABOR DA LEITURA
SADE DO CORAO
ESPAO ESPRITA
ESPECIAIS
IMAGEM...
ACONTECIMENTOS
ESTREVISTAS
ARTIGOS
URUAU - HISTRIA
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
SEJA ASSINANTE
SEJA ANUNCIANTE
INFORMES
EVENTOS
NOSSO JORNAL
EXPEDIENTE
WEBMAIL

 

 

 
ESTADUAIS
14-04-2015 00:04:57
Virmondes Cruvinel demonstra interesse em ajudar ciclistas

Parte do trajeto da GO-237, para onde é solicitada
a ciclovia
– Foto: Marcello Dantas/Arquivo

 

Ronan Costa (3º - esq.) expõe anseios dos uruaçuenses ao
deputado estadual
Virmondes Cruvinel, na reunião
de 10 de abril
– Fotos: Jota Marcelo

 

Praticantes, competidores e ciclistas em geral buscam incentivos.
Classe clama especialmente pela ciclovia

 

Parlamentar Virmondes Cruvinel, ao falar na
reunião, ladeado por
Ronan Costa

 

Entusiasta, Marcão (centro) sempre motiva os praticantes

 

Direção da Federados Mountain Bike protocola ofícios
perante o d
eputado estadual, em Uruaçu

 

Doutor Marcelo Morais (7ª Gerência Regional de Polícia Técnico-científica – Uruaçu) (esq.), Zé Henrique, Virmondes Cruvinel, doutor Rodrigo e Nadir Arantes (mãe do último): busca de estruturas para ciclismo uruaçuense

 

Zé Henrique; Virmondes Cruvinel; doutor Joveli Marques (advogado);
e, doutor Marcelo Morais (que comentou tese apresentada em pós-graduação
dele, abordando tema exposto na reunião)

 

Seis ciclistas locais que geralmente disputam modalidades

 

Mapa de ciclovias no entorno de parte da avenida Paulista:
outras cidades precisam e merecem também – Reprodução:
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) (setembro/2014)

 

Ciclovia na rua 10 (Universitária), em Goiânia: novidade
recente – Foto: Divulgação/www.mobilize.org.br

 

No mundo, a busca por mobilidade sustentável, melhorando a qualidade dos ambientes urbanos, só cresce – seja com a construção de calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos ou obstáculos; a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs, trens e bondes modernos; ônibus limpos; esteiras rolantes; elevadores de grande capacidade; teleféricos; e, óbvio, a existência de ciclovias (integradas ou não); e, sistemas de bicicletas públicas.

Ao participar de reunião em Uruaçu na manhã de 10 de abril, o deputado estadual Virmondes Cruvinel (PSD) deixou claro o interesse dele de buscar diferentes ajudas aos praticantes do ciclismo. Homem inteligente, o mais catedrático entre os 41 legisladores de Goiás, procurador do Estado licenciado, vereador pela capital Goiânia na legislatura anterior, o visitante pratica e defende a modalidade esportiva.

Ele se reuniu com diferentes frentes locais das boas pedaladas, na residência de Custódia Costa (Dona Custódia), mãe de Ronan Costa, um dos membros centrais da Federados Mountain Bike, que agrupa dezenas de adeptos. Em grande interação com Ronan Costa, os integrantes Marcos Sousa Santos e Wesley Wendell cumprem, ao mesmo tempo – segundo Marcão –, o papel de presidente da representação, ainda não documentada oficialmente e não declarada de utilidade pública em quaisquer esferas. Da entidade: ‘Nosso grupo é formado por pessoas que buscam neste esporte qualidade melhor de vida, saúde, amizade e integração.’.

Versando sobre a ciclovia (espaço segregado para fluxo de bicicletas contendo separação física isolando ciclistas de outros veículos [separação com mureta, meio-fio, grade, blocos de concreto, outros isolamentos fixo]), ofícios contendo endossos de entidades uruaçuenses, como a Diocese e a Maçonaria, foram protocolados ao final do encontro, em meio a outros pedidos, convites e, sugestões verbais. Virmondes Cruvinel frisou que não mediria esforços quanto aos atendimentos por parte do Governo de Goiás; e, do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

Se em Uruaçu, o percurso zona urbana – praia Generosa (lago Serra da Mesa), de menos de dez quilômetros, é opção para pedestres caminharem, até apaixonados pelos patins e skates, também é para quem pedala em busca de qualidade de vida, saindo do sedentarismo e investindo na prática de exercício nas magrelas.

O fato de que a estrutura consumiria bons milhares de reais não serve como obstáculo para os seguidores uruaçuenses, que querem uma ciclovia no espaço, composto pela avenida Tancredo Neves e pela rodovia GO-237 (sentido Niquelândia). Prefeitos de distintos mandatos receberam pedidos para viabilizarem essa vontade; vereadores de legislaturas passadas e, da atual (Roberto Tavares [PSD] e Luciano Araújo [PR], por exemplo), já reivindicaram a obra, ali ou em outras vias; os comentários sucedem, mas até o momento nada foi concretizado.

Ronan Costa e outros participantes comentaram que seria interessante, num primeiro momento, investir em soluções mais simples, como trilha e em iluminação no trajeto cidade – lago. Sobre sinalização padronizada no percurso, o deputado esclareceu aos presentes não ser possível justamente por não se tratar de ciclovia. Ao pedido de limpeza do acostamento, narrou que pediria providência imediata a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop).

Por falta de ciclovia, segurança maior em pontos viários e devido comportamentos irresponsáveis de condutores, muitos acidentes com vítimas fatais conhecidas e anônimas transcorreram desde princípios dos anos 1980 no trajeto avenida Juscelino Kubitschek – GO-237 e avenida Tancredo Neves – GO-237.

Em Uruaçu, muitas mortes poderiam ter sido evitadas se gestões municipais anteriores tivessem atendido à demanda popular, pois com a ciclovia no lugar pretendido a circulação é mais segura, sem risco de exposição. Os uruaçuenses querem a ciclovia, que poderia ser construída até mesmo por partes, exatamente para proteger quem se desloca de bicicleta ao lago, o que não é pouca gente e, com a mesma o número cresceria.

 

Estudos técnicos

Falando aos presentes e na entrevista a este periódico, Virmondes Cruvinel esclareceu que solicitaria ao presidente do Conselho Estadual de Trânsito - Goiás (Cetran-GO), Horácio Santos, colaboração quanto aos estudos técnicos que possam ajudar na implantação da ciclovia. “Ele é profundo conhecedor de questões como essa. Podemos até convidá-lo para vir aqui e debatermos um projeto adequado”, disse.

Virmondes Cruvinel parabenizou a todos pela prática do ciclismo e as metas que os adeptos têm apresentado, em especial uma ciclovia de verdade, restrita a ciclistas, em separado, não dependendo de faixas de pista de trânsito usadas por outros veículos.

Em ponto algum de Uruaçu existe ciclovia; ciclofaixa (espaço com apenas uma faixa inserida no chão, sem nenhuma separação física); ciclorrota (caminho [sinalizado ou não] representando rota recomendada para o ciclista chegar onde deseja); ciclovia operacional (organizada faixa exclusiva instalada temporariamente, operada por agentes de trânsito quando dos eventos, isolada do tráfego dos demais veículos por elementos canalizadores removíveis [cones, cavaletes, grades móveis, fitas, entre outros; ciclofaixas de lazer, montadas aos domingos, tecnicamente são ciclovias operacionais]); ou, espaço compartilhado (onde o ciclista pudesse de fato, por mínimo que seja, ser compreendido). A atual Administração uruaçuense planejou implantar atrativa ciclovia no canteiro da avenida Coronel Gaspar, porém a pretensão não foi iniciada.

 

Zé Henrique: elo em Uruaçu

A presença de Virmondes Cruvinel em Uruaçu igualmente serviu para outros contatos e agradecimentos presenciais pela votação recebida em outubro. José Henrique Fernandes de Carvalho (Zé Henrique), servidor público municipal, apoiou a candidatura do peessedista em 2014, no reduto nortense.

Elo do gabinete do parlamentar com a cidade, Zé Henrique salienta que o deputado tem o propósito de ajudar Uruaçu e o Norte goiano durante os quatro anos desse mandato inicial, além de marcar presença satisfatória na cidade, onde foi bem votado, êxito alcançado também na vizinha Niquelândia. “Quero estar em Uruaçu sempre que puder e o meu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o de número 22, está à disposição”, explanou.

Concorrente diferentes vezes ao cargo de vereador sempre bem votado, mas deixando de ser eleito devido quocientes eleitorais, Zé Henrique foi elogiado pelo deputado em entrevista ao Jornal Cidade, com o visitante categorizando ser primordial para Uruaçu a participação de jovens e dispostos militantes nas campanhas eleitorais, seja concorrendo a prefeito, vice-prefeito ou a vereador. Publicamente, o deputado agradeceu Zé Henrique pela performance alcançada ano passado. “Os votos de Uruaçu, com a ajuda dele e de outros parceiros ligados a ele, me ajudaram eleger. Por isso, carrego esta cidade no coração e tenho o compromisso de ajudá-la”, expressou na entrevista.

Satisfeito com o intercâmbio gabinete-uruaçuenses, Zé Henrique está confiante quanto à ciclovia, algo possível com debates, bom projeto e destinação de recursos que resultem na formalização da obra de construção, com os ciclistas podendo se sentir seguros. Ele manifestou ao JC que o trajeto focado é um espaço propício para a intervenção almejada e lembrou que em Uruaçu há utilização grande de bicicletas pelos moradores, somando necessidades e prática esportiva.

 

No TJGO

Falando para o JC, Virmondes Cruvinel reportou ainda ao fato de que dia 19 de março, esteve no Salão Nobre da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), ajudando explicar ao presidente-desembargador Leobino Valente Chaves a necessidade urgente de um juiz para dar celeridade à prestação jurisdicional da Comarca de Uruaçu, com o juiz Ronnie Paes Sandre, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e de grandes laços com Uruaçu, que esteve à frente da comitiva e organizou o encontro, listando dificuldades enfrentadas pela Comarca, tema confirmado pelo advogado Rodrigo Rodolfo Fernandes, presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Uruaçu (OAB-GO).

“O deputado Virmondes é meu amigo há mais de 20 anos, desde o tempo em que participávamos do movimento estudantil em Goiânia e, esteve conosco e várias lideranças da OAB Goiás, inclusive o presidente Enil de Souza Filho, na presidência do Tribunal. Ele é assim: sempre está disposto em colaborar e, com certeza tem muito que oferecer para Uruaçu”, manifestou ao periódico doutor Rodrigo, cuja família foi anfitriã do visitante.

Ao falar sobre o deputado na reunião em Uruaçu, doutor Rodrigo distinguiu a honestidade do parlamentar, manifestando que o mesmo adentrou a política com intuito de ajudar Goiás e a sua população. Especificando que os ciclistas de Uruaçu não têm espaço adequado, e, que as reivindicações da categoria são justas, o advogado cravou que os adeptos não se contentam apenas com pedaladas pelas ruas/avenidas e nas trilhas abertas em espaços cedidos por particulares (“novidade que está surgindo na cidade”, comenta Marcão) ou pelo poder público (vontade não vista na cidade em época alguma), mas sim, corretamente, eles anseiam por ciclovias.

Para 26 de abril, a Federados Mountain Bike idealizou o evento Federex MTB – 1ª Edição, somando 100 quilômetros, com concentração e café da manhã (6h30-7h30), saída (8h) e chegada (17h) programados para a sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Data máxima de inscrições, devido ao seguro do atleta: 21 de abril. ‘Não vai querer ficar de fora dessa. Vai ser o dia de superação e diversão. A organização está impecável. Faça já sua inscrição!’, motiva a entidade.

Leia mais sobre a visita do deputado na submatéria abaixo.

 

AJE Uruaçu também é parceira em favor dos ciclistas

 

Doutor Daniel (2º - esq.), do Núcleo AJE Uruaçu, pronunciando
na recepção ao deputado estadual Virmondes Cruvinel

 

Junto ao deputado, que aconselha somatória de forças:
doutor Daniel, Charles Dias e Marcão

 

Audiência com Jayme Rincón, presidente da Agetop,
em março – Foto: Divulgação/AJE Uruaçu

 

Ofício da AJE Uruaçu solicitando edificação da ciclovia
na cidade do Norte – Reprodução/AJE Uruaçu

 

A iniciativa de galgar e conseguir mobilidade sustentável ao máximo para Uruaçu, em especial uma ciclovia, engloba outros interessados da terra com ligação constituída junto ao deputado estadual Virmondes Cruvinel (PSD), que esteve na cidade dia 10 de abril, participando de reunião aberta com a turma do pedal e pessoas afins.

Essa busca por melhorias para os que usam bicicletas em Uruaçu visando melhorar a qualidade de vida conta também com o apoio da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Uruaçu (AJE Uruaçu), presidida por Daniel Lima (doutor Daniel) e braço da Associação de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (AJE Goiás), comandada por Cledistonio Salvador de Moura Júnior.

“O deputado fez parte da AJE Goiás, com participação sempre ativa e colaborando com a entidade. Em Goiânia, vimos essa dedicação dele, preocupado com o crescimento da AJE e de suas contribuições para com os associados, as comunidades”, comentou doutor Daniel aos presentes na residência de Custódia Costa (Dona Custódia), ao longo da reunião com Virmondes Cruvinel, que tem artigos publicados pelo Jornal Cidade.

Durante audiência de 11 de março último em Goiânia, com Jayme Rincón, presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), a AJE Uruaçu solicitou a implantação da tão sonhada ciclovia uruaçuense no percurso zona urbana – praia Generosa (lago Serra da Mesa). Doutor Daniel havia comunicado na rede social Facebook que nessa iniciativa, ‘em grande parceria com o deputado estadual Virmondes Cruvinel, que por sinal já foi membro diretor da AJE Goiás, Jayme Rincón atenciosamente se dispôs avaliar a viabilidade da construção’ e evidenciou: ‘Trará muitos benefícios à população de Uruaçu’, emendando: ‘Em seguida, no dia 13 de março, foi protocolado ofício que contou com a fundamental colaboração dos representantes dos Federados MTB de Uruaçu [Federados Mountain Bike], dos quais posso destacar o senhor Ronan Carlos e o senhor Marcos Sousa (Marcão). O processo está em fase de planejamento de projetos e acreditamos que esta parceria entre AJE Uruaçu, Federados e Virmondes Cruvinel trará boas novas.’.

No importante 10 de abril, doutor Daniel expôs tais procedimentos e sublinhou que toda a rede de parcerias é vital para Uruaçu obter essa e as demais conquistas para o segmento. Para ele, profissional, amador ou convencional, o ciclista não se preocupa apenas com equipamentos, passeios habituais e competições, mas também com segurança.

Elogiando outros parceiros do deputado, o presidente da AJE local destacou a importância de Rodrigo Rodolfo Fernandes (doutor Rodrigo) e José Henrique Fernandes de Carvalho (Zé Henrique) em favor dos ciclistas.

Ao discursar na reunião em Uruaçu, o deputado opinou que a somatória de forças de todos os interessados enobrece a causa, “que é coletiva e representa um anseio geral, razão das conversações em Goiânia e Uruaçu.”

 

Atividades

Ao levar sua mensagem na reunião com Virmondes Cruvinel, doutor Daniel informou que a AJE Uruaçu programou série de ações para 2015, entre as quais Bate-Papo de Negócios (Network), Bate Papo Digital, Café Político (proposição de ações), Semana de empreendedorismo, Cursos de capacitação, Programa Minha Primeira Empresa, Dia Livre de Imposto e Feirão do Imposto.

Entre os objetivos da AJE constam formar novas lideranças que sejam representantes dos jovens empreendedores em suas regiões. Durante estada em Uruaçu dia 13 de março, além de comentar que o empreendedorismo consolidou-se como opção de vida para os jovens, haja vista que 50% dos negócios formais do Brasil já são administrados por pessoas com até 34 anos, Cledistonio Salvador ressaltou que a AJE goiana conta com 8 mil jovens associados em seus 12 Núcleos no interior. Outros 11 estavam em implantação.

Na cidade, a AJE tem como vice-presidente Charles Dias (Agência de Turismo Serra da Mesa); e, na Diretora executiva, Isabella Theodoro (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae Goiás)/Uruaçu. “São colaboradores importantíssimos, aos quais agradeço mais uma vez. Trabalhamos visando a coletividade”, memoriza doutor Daniel.

Presente na reunião de 10 de abril portando marcante camiseta divulgando antigo passeio ciclístico, Charles Dias esteve à frente de algumas edições de passeios ciclísticos. Segundo ele, que é experiente no assunto, o poder público brasileiro em geral devia atuar em sintonia permanente com parceiros privados, proporcionando condições adequadas contínuas para a prática do ciclismo urbano e do ciclismo urbano – rural.

 

(Jota Marcelo – JC Online)

Histórico
  » 18-05-2018 19:05:35 - Depois de Itabera, 'Jogos Estudantis 2018' so disputados na Regional de Ceres
  » 16-05-2018 17:05:01 - TRE publica informaes focando pleito eleitoral de Niquelndia
  » 15-05-2018 17:05:39 - Divulgado edital para concurso de delegados da Polcia Civil
  » 11-05-2018 22:05:09 - Yamana Gold desenvolve aes de combate explorao sexual
  » 09-05-2018 14:05:04 - Jogos Estudantis de 2018 mobilizam 40 mil alunos goianos Etapa Regional comea amanh em Itabera
  » 10-04-2018 23:04:06 - SINCOR-GO Uruau recebe etapa do projeto Gois Mais Seguro
  » 16-03-2018 21:03:45 - Conselho Estadual de Cultura comemora 50 anos de criao
  » 06-03-2018 19:03:59 - Governo de Gois entrega material pedaggico, verba para reformas e plano tecnolgico
  » 18-01-2018 11:01:41 - Febre amarela
  » 12-12-2017 07:12:08 - Educao integral promove transformao social na vida dos alunos
veja o histórico completo
  Untitled Document
Enquete

Você conheceu pessoalmente alguém que tenha morrido devido ao frio ou ao calor?

   Sim
    Não

    Votar

    Parcial

Consulta entre 1º e 31 de julho/2018
Google
Google