Jornal Cidade - Uruaçu-GO
COLUNAS
AGENDA POLÍTICA
SOCIAL
RELIGIÃO
SABOR DA LEITURA
SAÚDE DO CORAÇÃO
ESPAÇO ESPÍRITA
ESPECIAIS
IMAGEM...
ACONTECIMENTOS
ESTREVISTAS
ARTIGOS
URUAÇU - HISTÓRIA
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
SEJA ASSINANTE
SEJA ANUNCIANTE
INFORMES
EVENTOS
NOSSO JORNAL
EXPEDIENTE
WEBMAIL

 

 

 
EVENTOS
06-11-2015 17:11:50
Novena à Mãe e Rainha de Schoenstatt é realizada em Uruaçu

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt (aqui no setor Recanto da Serra, em Uruaçu): “Capaz de moldar santos”, conforme eternizou Padre José Kentenich, com a sua geração fundadora – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo

 

Carreata passou por vários locais uruaçuenses

 

A carreata, também sinônimo de Congregação
Mariana, atraiu atenção popular

 

Festa em Honra: dez dias de orações

 

Abertura: entrada da Mãe, acompanhada de fiéis

 

Crianças coroinhas deram brilho especial para a novena

 

Missa de 9 de outubro: Padre Crésio Rodrigues celebrou, ensinou e motivou

 

Padre Crésio Rodrigues e coroinhas: gerações do catolicismo

 

Instantes de reflexão coletiva...

 

...E reflexão familiar – casal Glória/Sílvio (foto) –, e individual

 

Novena teve participação de visitantes da comunidade; outros bairros (exemplo do casal Marilucy Ponce Cardoso/Baltazar Lourenço Cardoso e, de Neide Peres, Lídia Ponce e Maria); diferentes cidades

 

Programação da parte social apresentou atrativos da gastronomia e diversão

 

Missa dia 18, no encerramento, também com Padre Crésio, comandante da Paróquia São Operário, à qual pertence a Capela Recanto da Serra

 

Dias e noites de graças do abrigo espiritual, da transformação e da fecundidade no apostolado. A santa é uma educadora e repassa isso

 

Dona Celina (esq.) (com Dona Maria de Lourdes e Irmã M. Daniele Araujo): “Obrigado a cada família que ajudou”

 

Padre Crésio diz que a novena é o “colo de muitos irmãos em oração”

 

De Ginair Marcineiro, morador do Recanto da Serra, sobre a novena: “Grande importância, pelo valor espiritual para nós, católicos”

 

Irmã M. Daniele Araujo: “Igreja de saída, Igreja missionária, que o papa Francisco tanto nos pede. A Campanha tem esse objetivo, de evangelizar as famílias através da visita da Mãe Rainha”

 

Maria de Paula informa estar feliz por poder contribuir

 

Dom Messias: “A novena tem a importância de ser um momento devocional, de unir as pessoas, evangelizar e fortalecer a caminhada eclesial” – Foto: Marcello Dantas/Arquivo

 

Com o tema Caminhando com a Mãe Peregrina, formamos comunidade, entre 9 e 18 de outubro, foi realizada em Uruaçu a Festa em Honra a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt...

...Em dados do movimento apostólico de mesmo nome, Schoenstatt ‘é um lugar em Vallendar, na Alemanha. Aí se encontra o Santuário Original, onde nasceu o movimento com o mesmo nome – Schoenstatt –, que significa lugar bonito.

Schoenstatt é um santuário mariano, lugar de graças, de peregrinações e de formação cristã. Os santuários de Schoenstatt formam uma rede de vida – em todos os continentes e em mais de 40 Países –, que se sustenta e tem a sua origem no Santuário Original.

Schoenstatt é um movimento apostólico, uma família no coração da Igreja Católica. À sombra deste Santuário, desenvolveu-se um movimento de apostolado, de espiritualidade e de educação e surgiu assim uma vasta obra constituída por leigos, jovens, adultos e famílias, sacerdotes e várias comunidades de vida consagrada.’www.schoenstatt.pt.

Voltando a novena uruaçuense: na organização, a Capela Recanto da Serra, em trabalho coordenado pelo casal Celina Correia Queiroz dos Santos/Norivaldo Pereira dos Santos, que contou com uma gama de apoios institucionais e pessoais.

A dedicação e emoção ficaram nítidas desde o princípio, com a promoção da carreata que transitou por bairros contendo carros, motos e ônibus, saindo da sede da Paróquia São José Operário e, passando pelas sedes das coirmãs Sant’Ana, São Sebastião e, Igreja Santa Terezinha. Padre Crésio Rodrigues, titular da São Jose Operário, liderou a carreata, ao microfone, com divulgação, convite e oração.

Na programação da novena, reza diária do terço; missas, proferidas por diferentes padres locais e de outras cidades; e, celebrações. Vinda de Atibaia-SP, Irmã M. Daniele Araujo, assessora da Campanha Mãe Peregrina, participou de atividades da novena dia 18.

Na parte social, todos puderam contar com barraquinha coletiva oferecendo atrativos variados da gastronomia e diversão; leilões; momentos musical e mecânico; sorteios; e, Apresentação da Madrinha, Coroação de Nossa Senhora.

Localizada no setor Recanto da Serra e iniciando trabalho coletivo religioso, a Capela tem, entre outros projetos, construir um Santuário (capelinha) – com capacidade para duzentas e cinquenta pessoas –, similar ao original, implantado na Alemanha em 18 de outubro de 1914, por Padre José Kentenich (fundador da Obra Internacional de Schoenstatt), juntamente com alunos-seminaristas. No mundo existem cerca de 200 Santuários e no Brasil têm alguns em determinados Estados e no Distrito Federal; contar com número cada vez maior de fiéis participantes, inclusive moradores de outros bairros; poder levar mensagens reflexivas para as famílias, com as mesmas se posicionado cada vez mais na prática religiosa, dedicação ao Catolicismo, no caminho da retidão, com bons princípios, dentro da chamada Aliança de Amor (comprometimento com a Mãe) e, o fortalecimento da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, com permanente visitação/estada da santa aos lares, pontos comerciais, hospitais, prisões, unidades de ensino e outros lugares, saga iniciada no Brasil, sob orientação de Kentenich (1885–1968), por Irmã M. Teresinha Gobbo e, depois por João Luiz Pozzobon, pequeno comerciante de Santa Maria-RS que percorreu 140 mil quilômetros propagando a Mãe. Padre Crésio, na missa de abertura, na presença de fiéis e dezenas de crianças de um lindo Ministério de Coroinhas: “Nosso foco é a nossa fé. Não é devoção, mas respeito. Quem recebe a Mãe Peregrina recebe Jesus Cristo no colo”.

Falando ao Jornal Cidade, Dona Celina afirmou que a realização atendeu as expectativas. Agradecendo a todos que ajudaram, disse ser essencial receber apoios, integralmente revertidos ao evento. “Graças a Deus recebemos muitas doações. Obrigado a cada família que ajudou”. Na avaliação da mesma, tudo foi e é importante, desde a colaboração presencial do esposo aos comparecimentos das crianças, dos adolescentes, jovens, adultos, idosos.

Sem perder tempo, a líder já faz chamamentos para a edição 2016, com a disposição de realizações cada vez mais qualificadas. Convidando para que as pessoas participem das atividades da Capela, relembra existir trabalho permanente por lá, com as atenções estando sempre voltadas para a Mãe Rainha. Aos domingos, 17h, por exemplo, missas são realizadas.

Ao final da mesma missa, emocionada Dona Celina fez uso da palavra, comentando que a atuação dela, de familiares e amigos é feita com carinho. “Tão longe... Onde vieram fazer a Capelinha!...”, pronunciou, sobre comentário que já ouviu.

Leia mais na submatéria.

 

Religiosos destacam trabalho, novena e a santa

O Jornal Cidade procurou e entrevistou diferentes religiosos e colaboradores, que externaram impressões sobre o trabalho, o evento religioso e a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Dom Messias, bispo da Diocese de Uruaçu, respondeu que “a devoção a Nossa Senhora está muito ligada a Cristo. A novena é sempre um momento que atrai as pessoas porque se faz orações e a Mãe de Jesus tem um grande presente a oferecer que é o seu próprio filho Jesus. A novena tem a importância de ser um momento devocional, de unir as pessoas, evangelizar e fortalecer a caminhada eclesial”.

De Celina Correia Queiroz dos Santos (Dona Celina), coordenadora da Capela Recanto da Serra e da novena: “Homenagem justa e bonita! Tivemos a participação de pessoas de muitos lugares: das Paróquias, das Capelas Santa Rita de Cássia, Cristo Rei, Rainha da Paz, todo o movimento da Mãe Rainha da Paz [o qual coordena], também da Capela São Vicente [representações uruaçuenses]. Foi muito bom!”

Voluntária, Maria de Paula Silveira é zeladora (exercendo diferentes funções religiosas) da Paróquia São Sebastião e, avaliando o evento como muito bom, “por ser o primeiro ano”, ela se revelou feliz por poder contribuir. Visando 2016, antecipou: “Já estamos planejando. Iremos procurar acertar onde falhamos e procurar aprimorar. Queremos também fazer algo novo”.

Na tarde do dia inicial da novena, Ginair Marcineiro, morador da localidade anfitriã, disse à reportagem que o evento é de “grande importância, pelo valor espiritual para nós, católicos”.

 

De Atibaia para a região

Irmã M. Daniele Araujo, assessora da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e oriunda de Atibaia-SP, disse: “A proposta é que no trabalho da Campanha também haja momento de renovação, para que na sua essência os missionários façam esse trabalho com as famílias de visitação, de reza do terço e principalmente na evangelização das famílias, na proposta da Igreja, que é uma Igreja de saída, Igreja missionária, que o papa Francisco tanto nos pede. A Campanha tem esse objetivo, de evangelizar as famílias através da visita da Mãe Rainha. A devoção: “Podemos dizer assim, da Mãe e Rainha começou em Schoenstatt. Por isso, o título dela é Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt [...]. Iniciou com o primeiro Santuário a ela dedicado, que fica em Schoenstatt, na Alemanha [e], ela quis peregrinar, visitando as famílias e levando as graças do Santuário”.

Perguntada sobre como se sente em participar do movimento apostólico, respondeu a religiosa: “Para nós, para o nosso Instituto – Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt e, recebemos essa missão de João Pozzobon para darmos continuidade na orientação, acompanhar todos os missionários que fazem esse trabalho –,é uma alegria muito grande também, uma responsabilidade para que a Mãe possa estar cumprindo toda sua missão através da visita aos lares de tantas famílias. Com certeza, é uma alegria muito grande e uma missão que a gente espera estar contribuindo com a obra de Deus”.

Para o fato de se encontrar em solo goiano, manifestou se sentir alegre estar na Diocese de Uruaçu. “Estive também em Itapaci [cidade do Vale do São Patrício], reunindo os missionários. Essas duas cidades, neste final de semana, graças a Deus e, têm outras cidades aqui da Diocese, têm a Mãe Peregrina. Nesta oportunidade estamos visitando e esperamos que em outra vez, se Deus quiser, ano que vem, a gente possa estar visitando também novas cidades, reunindo mais e mais grupos, para fortalecer na fé através da Mãe de Deus”.

 

‘As pessoas se reúnem em adoração’

Padre Crésio Rodrigues, que também é articulista deste periódico, escreveu na coluna Religião, na recente publicação De Nazaré e Alemanha ao Recanto da Serra: ‘A Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt você conhece? Refere-se à Maria de Nazaré, venerada na Alemanha, no Recanto da Serra, em Uruaçu e várias partes do mundo. Aquela que Jesus nos deu dizendo: Filho eis aí tua mãe.’.

No final do texto está: ‘Recanto da Serra? Sim! Como em muitos lugares do mundo, também em nossa Uruaçu a Mãe Admirável tem seu Santuário, uma pequena Capela, em que as pessoas se reúnem em adoração à Trindade Santíssima e devoção à Mãe de nosso Salvador Jesus Cristo. Especialmente do dia 9 a 18 de outubro, este lugar será o colo de muitos irmãos em oração através da novena e dos momentos de descontração. Venha você também e experimente este mesmo amor maternal, nos braços da mãe santa.’.

(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online)

 

 

Histórico
  » 24-04-2016 10:04:32 - AJE Goiás promove ‘Bate-Papo de Negócios’
  » 18-04-2016 10:04:04 - Marciell Lázaro – ‘Resolvemos fazer o mutirão para resolver o problema do povo de Uruaçu’
  » 19-02-2016 10:02:02 - Reverendo Vilson Guedes lança livro e diz que a eternidade é importante
  » 22-12-2015 11:12:49 - Iraci Barbosa promove mais uma edição do ‘Natal Solidário da Criança’
  » 15-12-2015 19:12:17 - Reza de Santa Luzia: mantida tradição de ‘Dona’ Belarmina Cândida Pereira
  » 12-11-2015 18:11:20 - Roosevelt Dagoberto assume NCST Goiás
  » 06-11-2015 17:11:50 - Novena à Mãe e Rainha de Schoenstatt é realizada em Uruaçu
  » 05-10-2015 15:10:08 - Escritório Paulo Paiva Advogados e advogado Paulo Paiva são lembrados como mais admirados do Direito em Goiás
  » 09-09-2015 17:09:10 - Formatura UNOPAR URUAÇU - 2015/1
  » 14-06-2015 22:06:55 - Em Uruaçu, deputado Zé Antônio reafirma compromissos
veja o histórico completo
  Untitled Document
Enquete

Você conheceu pessoalmente alguém que tenha morrido devido ao frio ou ao calor?

   Sim
    Não

    Votar

    Parcial

Consulta entre 1º e 31 de julho/2018
Google
Google