Jornal Cidade - Uruaçu-GO
COLUNAS
AGENDA POLÍTICA
SOCIAL
RELIGIÃO
SABOR DA LEITURA
SAÚDE DO CORAÇÃO
ESPAÇO ESPÍRITA
ESPECIAIS
IMAGEM...
ACONTECIMENTOS
ESTREVISTAS
ARTIGOS
URUAÇU - HISTÓRIA
SERVIÇOS
FALE CONOSCO
SEJA ASSINANTE
SEJA ANUNCIANTE
INFORMES
EVENTOS
NOSSO JORNAL
EXPEDIENTE
WEBMAIL

 

 

 
EVENTOS
19-02-2016 10:02:02
Reverendo Vilson Guedes lança livro e diz que a eternidade é importante

Livro O céu não é o limite - Vá mais além, lançado em 8 de fevereiro – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo

 

Lançamento foi no Seminário OGO - Ovelhas Gerando Ovelhas...

 

...Realizado na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Uruaçu

 

Livro é dividido por capítulos

 

Reverendo Vilson Guedes (com a esposa/Pastora Marilene Guedes): “Eu sempre digo: ‘Se tiver ruim pode ficar pior, mas, se tiver bom pode melhorar’. Então, eu vivo o dia a dia”

 

Reverendo Vilson Guedes e o acontecimento em geral contaram com a presença de Pastor Washington e Pastora Amazilia Muller, nomes maiores da IEQ em Goiás

 

Autor e Maria Aparecida de Oliveira, professora que tem participação na obra...

 

...Com O céu não é o limite – Um jeito simples e alegre de continuar vivo

 

O autor, com Solange Bertulino (PMDB), prefeita de Uruaçu; e, o deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB)

 

O líder religioso, juntamente com o casal Anne Ligia/Valmir Pedro (membros da IEQ), Chiquinho Corretor e Mauri Lemes (empresário, presidente do PSDB de Uruaçu)

 

Reverendo Vilson Guedes e Pastor Tavares Amigo10, que também é vereador (PSD) por Uruaçu

 


O autor-líder da IEQ, juntamente com Cairo Terra (secretário municipal da Cultura) e família

 

Reverendo Vilson Guedes e Pastora Eliene Tomaz, que também tem participação na obra

 

Na noite religiosa-literária, Reverendo Vilson Guedes e Pastora Angelita Fonseca, outra com participação no livro

 

No evento, o casal Pastora Irene Freitas/Pastor Luiz Soares, de Estrela do Norte, cidade do Norte goiano; e, Marcos Danini (IEQ Uruaçu)

 

Na sessão de autógrafos, os irmãos Reverendo Vilson Guedes e a Reverenda Maria de Lourdes Guedes (IEQ Campinorte)

 

Na sessão de autógrafos, Pastor Washington e Pastora Amazilia Muller

 

Muitos livros foram vendidos na noite de lançamento

 

Obra, de exemplar na mão do Pastor Gilmar Geraldo (Gigi) durante o lançamento, pode ser adquirida presencialmente ou através de canais de comunicação informados no final da reportagem

 

Por que o céu não é o limite?

O céu não é o limite, no sentido do livro, é que a maioria das pessoas diz assim: O céu é o limite!. Mas as pessoas se acabam deixando levar pelas dificuldades e, quando a gente diz no livro que o céu não é o limite é que para nós vencermos nesta vida não é só conquistar coisas aqui, mas nos prepararmos para uma eternidade e aí a gente pensa chegando no céu, já está tudo finalizado. E, não é! Se Deus é tão bom nessa vida, imagina no céu. Ele vai ter novidades todos os dia.


E ir mais além é preciso!

Nesse livro, que lançamos dia 8 de fevereiro, eu incentivo o caro leitor lutar para o próximo dia. Eu sempre digo que Deus é tão perfeito conosco que ele cria novidades até nas rugas das experiências da vida e, então, ir mais além é viver e conviver até com o ruim, envelhecer, porque depois dessa vida com Cristo, com Deus temos a eternidade. A eternidade não é a expressão, o céu, mas a eternidade é uma vida celestial.

 

Fale sobre a inspiração e as experiências que resultaram nesse conteúdo.

Com certeza! Esse livro tem experiência de dez anos de acompanhamentos de gabinete pastoral e pessoas que enfrentam lutas da vida sentimental afetiva, amorosa, com problemas de ordem, angústia, depressão, opressão. Eu vejo que a maioria das pessoas só querem ser ouvidas e, então fico ouvindo e ao ouvir eu oro. Orar é interceder por essas pessoas. Elas encaram a vida, a desilusão, dá lugar a uma vontade inveterada de viver.

 

No início da obra, o senhor manifesta vontade de ver o leitor encontrando respostas importantes para progressão nos sonhos e projetos. Comente.

Quando eu fiz o livro, quando eu comecei escrevê-lo pensava em atingir os evangélicos, mas, depois percebi que toda pessoa precisa encontrar Cristo. Acompanhando pessoas em leitos nos últimos dias da vida, algumas pessoas queriam somente dá uma olhada no rosto, no semblante de alguém que estava ali para assistir a partida. É como se o último olhar fosse a última lembrança. Quando você fala do capítulo Pescando e sendo pescado..., encontramos Pedro, Tiago, João, André na beira da praia deprimidos porque há vários dias não pescavam peixes e aí Jesus pede Pedro o barco emprestado e, Pedro, em um gesto de generosidade se torna o pescador mais bem sucedido do dia, logo depois que ele empresta o barco para Jesus. Aí eu vejo o seguinte: quem atrai Deus para dentro de si se torna um vencedor fora do comum.

 

Há anos, uma de suas características é a orientação de valorização à família, aconselhando a boa relação humana, algo visto no tópico Agradecimento...

...Primeira coisa que eu vejo na família é a cumplicidade, ajudar e ser ajudado. A maioria da família da nossa geração não quer se deixar ajudar e às vezes procura ajuda em pessoas de fora da família e, não tem ninguém melhor para te entender do que aqueles que dividem o espaço físico de uma casa. Família é o lugar mais seguro de se estar e esta é minha luta como pregador, pastor. Quando você diz assim, ‘sua família’, eu largo tudo nessa vida para cuidar de minha família, porque o meu maior patrimônio no mundo é a minha família.

 

No livro, sua disposição, motivação, inspiração, força, aconselhamentos são marcantes. Falando nisso, o senhor exerce diferentes funções na Igreja...

...A Igreja do Evangelho Quadrangular [IEQ] é de governo Episcopal, ou seja, o líder é eleito por assembleia dos membros do Ministério, que são os pastores. De quatro em quatro anos, se renova o Conselho da nossa Igreja, os diretores que a administram. Eu fui eleito a primeira vez para o mandato no ano 2000. De quatro em quatro anos, dia 1º de janeiro de 2016, comecei meu quinto mandato. Eu tenho 16 anos de administrador, oito como segundo tesoureiro e oito como primeiro-secretário [...]. A nossa Igreja é dividida em regiões eclesiásticas, que precisam ter acima de dez unidades. Hoje temos mais de mil regiões eclesiásticas no Brasil e nós somos a 365. Sempre brinco que nós estamos focados em Cristo todo dia do ano. Somos 365 dias no Senhor.

 

A Pastora Angelita Fonseca, de Uruaçu, lhe rotula de desbravador de fronteiras ousado.

Talvez por eu estar já há 29 anos, caminhando para 30 anos, de pastor no Norte de Goiás, por ter aberto algumas unidades da Igreja do Evangelho Quadrangular, formado mais de 100 pastores-discípulos no Seminário nosso aqui [realizado anualmente]. Talvez ela diga desbravador porque quase todos que vieram de fora não deram conta de ficar e, eu fui ficando, ficando, treinando discípulos até termos uma equipe boa, razoável. E também pelo convívio! Quem convive comigo nunca me vê de cabeça baixa por causa de um problema, de uma tragédia. Eu me alimento da esperança, eu sempre digo: Se tiver ruim pode ficar pior, mas, se tiver bom pode melhorar. Então, eu vivo o dia a dia.

 

Sabe-se que o senhor tem respeito grande pelos seus antecessores.

Quando eu cheguei em Uruaçu, 1997, já existia um trabalho maravilhoso, do Pastor Valquir Vieira e de sua esposa, Pastora Rosângela. Do Pastor Valdemar Ferreira, da Pastora Juraci, sem contar que antes do Pastor Valquir Vieira teve o missionário Bento. Eu preguei nesta Igreja no início de 1986, quando já era aspirante ao Ministério, ou seja, eu já era um sonhador de ser pastor e pregava como um leigo. O Pastor Valquir foi quem me deu oportunidade para pregar. Um dos primeiros, é um amigo que eu tenho. Quando encontro com o Pastor Valquir, digo que sou herdeiro da semente dele e ele brinca que estou colhendo o que ele plantou a duras penas.

 

Fale sobre o Seminário OGO - Ovelhas Gerando Ovelhas (Projeto OGO).

Todo ano temos feito um trabalho grande. Nós aproveitamos o feriado do ‘Carnaval’ para treinarmos líderes, criar um ambiente de comunhão e muita gente de Uruaçu e de outras cidades participa. Neste ano tivemos caravanas de líderes de alguns bairros de Goiânia; caravanas de Itapuranga; e, também de nossa região aqui – 18 cidades –, dentre elas, Niquelândia, Porangatu, Itapaci, Rubiataba, São Miguel do Araguaia, Campinorte, Mara Rosa, Alto Horizonte, Nova Iguaçu de Goiás. Acolhemos bem, tem alimentação descente, talvez não encontrada em qualquer restaurante com a nossa qualidade e o nosso espaço físico é confortável. No início foi muito duro, só que a Igreja se refaz de uma força fora do comum. Seminário Ovelhas Gerando Ovelhas: temos esse lema Ovelhas Gerando Ovelhas porque nós treinamos os irmãos para alcançarem outros irmãos. Uma vez mais tivemos a participação do Pastor Washington [Luiz Albuquerque, presidente do Conselho Estadual de Diretores {CED} da IEQ em Goiás] e da Pastora Amazilia Muller [coordenadora Estadual de Mulheres da IEQ].

Nota da Redação: em Uruaçu e no Norte goiano, a Igreja do Evangelho Quadrangular uruaçuense promove importantes, grandes e bonitos eventos religiosos anuais (correta, brilhantemente voltados para a motivação fundamental da fé, da reflexão, levando de forma acentuada milhares de pessoas para o caminho do bem), o que acaba se tornando – mais e mais –, uma vitória para a sociedade num todo, haja vista que o turismo religioso movimenta a economia de toda cidade sede dos eventos. É possível fazer uma leitura da sustentabilidade do turismo religioso através de distintos aspectos positivos. Pena que nem todos valorizam esse fator amplamente positivo: o turismo religioso.

 

Qual é o poder da oração?

No livro O céu não é o limite - Vá mais além, a oração eu defino como um diálogo mais profundo, mais poderoso, a oração tem o poder de superar a velocidade da luz, que qualquer ciência descoberta pelo homem, porque o universo é grande e o homem não faz ideia do tamanho, mas a oração liga o homem a Deus simultaneamente. A oração de uma pessoa que faz com o coração contrito é como se um filho que ama muito o pai na sua pequenez corresse para o meio das pernas do pai e pedisse um pedaço de bolo, que tanto vai fazer bem. Ou talvez a oração fosse comparada com o filho que está sendo ameaçado por outro garoto maior e que corre desesperadamente para o meio das pernas do pai, que coloca sua mão sobre a cabeça com um gesto de proteção dizendo: Qualquer um que chegar aqui papai está aqui!. Quem consegue orar consegue sentir Deus protegendo. Nós conversamos com amigos, irmãos, brigamos com pessoas, familiares e às vezes oramos com tantas regrinhas... Vejo que a oração é o diálogo mais gostoso que eu posso ter com meu criador, com o Deus da minha vida, meu salvador da cruz do calvário.

 

Agenda cheia para o primeiro semestre de 2016?

Além das pequenas viagens, sempre profissionais, eu e a Pastora Marilene Guedes [esposa do entrevistado] temos ida marcada, em março – patrocinada pelos irmãos da Igreja daqui e da região –, para fazermos um Seminário com rabinos em Israel [Oriente Médio] e, lá, fazendo a caminhada por lugares onde Jesus ministrou, lugares que estão registrados como santos na história da Bíblia. da mesma forma, para os Estados Unidos, em setembro, onde vou pregar. Estou fazendo um estudo e visitando as Igrejas que mais crescem no mundo. Depois de 25 anos de pastor eu tomei a decisão de voltar a aprender com jovens, senhoras e sentir o gosto de estar ladeado de pessoas que estão sofrendo na vida, mas que precisam do apoio de fé. A divulgação desse livro meu vai acontecer no Brasil todo, ainda em 2016. Eu tenho agendas no Sul do Estado, em São Paulo, na Bahia, no Piauí, Maranhão, no Ceará, Tocantins. Em Santa Catarina, na Convenção Nacional, em março. É bom registrar que essas viagens são fatídicas, 12 horas, 15 horas sentados, estudando, aprendendo, pregando, ministrando. A nossa diversão é aprender e ensinar.

 

Onde o livro pode ser comprado?

Na livraria de nossa Igreja, em Uruaçu. Em livrarias de Goiânia, Anápolis e de outros Estados e, do Distrito Federal. É vendido também em determinados eventos da Igreja dos quais participo, começando por Brasília, com estada nossa, para ministrações. Nós fizemos 5 mil exemplares e temos previsão para fazermos uma segunda edição  em breve.

Nota da Redação: exemplares podem ser comprados também nos contatos (62) 8411-3150; vilsonguedes@hotmail.com; www.facebook.com/vilsonguedes.

 

(Jota Marcelo e Márcia Cristina – JC Online. Com atualizações)

 

Histórico
  » 24-04-2016 10:04:32 - AJE Goiás promove ‘Bate-Papo de Negócios’
  » 18-04-2016 10:04:04 - Marciell Lázaro – ‘Resolvemos fazer o mutirão para resolver o problema do povo de Uruaçu’
  » 19-02-2016 10:02:02 - Reverendo Vilson Guedes lança livro e diz que a eternidade é importante
  » 22-12-2015 11:12:49 - Iraci Barbosa promove mais uma edição do ‘Natal Solidário da Criança’
  » 15-12-2015 19:12:17 - Reza de Santa Luzia: mantida tradição de ‘Dona’ Belarmina Cândida Pereira
  » 12-11-2015 18:11:20 - Roosevelt Dagoberto assume NCST Goiás
  » 06-11-2015 17:11:50 - Novena à Mãe e Rainha de Schoenstatt é realizada em Uruaçu
  » 05-10-2015 15:10:08 - Escritório Paulo Paiva Advogados e advogado Paulo Paiva são lembrados como mais admirados do Direito em Goiás
  » 09-09-2015 17:09:10 - Formatura UNOPAR URUAÇU - 2015/1
  » 14-06-2015 22:06:55 - Em Uruaçu, deputado Zé Antônio reafirma compromissos
veja o histórico completo
  Untitled Document
Enquete

Você conheceu pessoalmente alguém que tenha morrido devido ao frio ou ao calor?

   Sim
    Não

    Votar

    Parcial

Consulta entre 1º e 31 de julho/2018
Google
Google